Fazer balanço patrimonial da sua empresa: passo a passo.

19 dezembro 2013 / ABC do Financiamento / Comentários
Fazer balanço patrimonial

Passo a passo para fazer balanço patrimonial da sua empresa

O balanço patrimonial de uma empresa é uma parte muito importante do planejamento financeiro. Veja as dicas para acertar nos cálculos

Fazer balanço patrimonial é uma demonstração que determina se a empresa continua sendo lucrativa ou não. A atividade do balanço demonstra a posição atual da empresa nos negócios, dentro do período aferido, que em muitos casos pode ser trimestral, semestral ou anual.

O balanço é composto pelo cálculo oriundo da relação dos ativos e passivos, encontrando o patrimônio líquido da empresa que é a diferença entre ativos e passivos.

É através do balanço patrimonial que os administradores e gestores financeiros avaliam a situação econômico-financeira de uma empresa. O balanço ajuda os gestores a identificarem e analisarem tendências, particularmente na área de contas a receber e contas a pagar.

Vamos entender os componentes do balanço patrimonial e como calculá-lo dentro da sua organização.

Os ativos

Os ativos são divididos em ativos circulantes e de longo prazo, para refletir a facilidade de liquidação de cada ativo. Por razões óbvias, nesse caso, o dinheiro é a maneira mais líquida de todos os ativos.

Realizáveis de longo prazo, como imóveis ou equipamentos são menos propensos a serem vendidos facilmente e têm menos chances de serem convertidos rapidamente em um ativo circulante como o dinheiro. Fazer balanço patrimonial.

Ativo circulante:

Os ativos circulantes são aqueles que podem ser convertidos facilmente em dinheiro, dentro de um ano calendário, ou período de apuração.

Dinheiro

Aqui listamos o dinheiro que está disponível para a empresa imediatamente, como conta corrente, poupança ou outras fontes.

Contas a receber

Esse é o dinheiro devido à empresa pelas compras feitas pelos clientes, fornecedores e parceiros de negócios.

Notas recebíveis

As notas recebíveis são os recebíveis que são devidos à empresa dentro de um ano, dos ativos circulantes. Eles não podem ser cobrados antes do prazo e, devem ser considerados ativos de longo prazo.

Imobilizado

Incluem terrenos, edifícios, máquinas e veículos que são utilizados em conexão com o negócio.

Terra

A terra é considerara um ativo fixo, mas ao contrário dos outros ativos, não é depreciada, porque ela é considerara um ativo que nunca se desgasta.

Imóveis

Os imóveis são classificados como ativo imobilizado e, são depreciados ao longo do tempo.

Equipamentos de escritório

Aqui o gestor deve incluir equipamentos de escritório como copiadoras, aparelhos de faz, impressoras e computadores utilizados na empresa.

Máquinas

Essa modalidade é representada por máquinas e equipamentos utilizados em sua planta para produzir seu produto. São consideradas máquinas os tornos, as correias transportadoras ou prensas.

Veículos

Aqui incluímos todos os veículos utilizados no negócio.

Total imobilizado

Representa o total em reais de todos os ativos fixos em seu negócio, menos a depreciação acumulada.

Total de ativos

Esta categoria representa o valor total em reais de ambos os ativos de curto e longo prazo do seu negócio.

Passivo

O passivo inclui todas as dívidas e obrigações devidas pela empresa aos credores externos, fornecedores ou bancos que serão pagas dentro de 1 ano, além do patrimônio líquido dos proprietários.

Contas a pagar

As contas a pagar incluem todas as obrigações de curto prazo devidas pela sua empresa aos credores, e outros fornecedores. Ainda figuram no rol das contas a pagar os suprimentos e materiais adquiridos a crédito.

Notas a pagar

Essa modalidade é representada pelo dinheiro devido durante o ano a terceiros. Pode incluir notas, obrigações hipotecárias ou pagamentos de veículos e máquinas.

Salários e contribuições

Aqui entram todos os salários e contribuições que são devidas aos funcionários, mas ainda não foram pagos.

Total de passivo circulante

Esta é a soma total de todo o passivo circulante devido aos credores que devem ser pagos ao longo de 1 ano.

Exigível de longo prazo

Aqui estão as dívidas e obrigações devidas pela empresa que têm mais de 1 ano de prazo a partir da data do balanço.

Patrimônio líquido dos sócios

O capital próprio dos sócios é composto do investimento inicial no negócio, bem como quaisquer lucros que são reinvestidos no negócio.

Ações ordinárias

Este é o montante de ações emitido como parte do investimento inicial ou em estágio avançado do negócio.

Lucros

Esses são os lucros reinvestidos no negócio após a dedução de quaisquer distribuições aos acionistas, tais como pagamentos de dividendos.

Total do passivo e patrimônio líquido dos proprietários

Aqui, incluímos todas as dívidas e verbas que são devidas aos credores externos, fornecedores ou bancos e as demais verbas que são devidas a acionistas, incluindo lucros reinvestidos no negócio.

Calculando o balanço patrimonial

A ideia é bastante simples. Basicamente trabalhar o balanço patrimonial nada mais é do que fazer uma lista dos valores investidos em estoque, empréstimos, débitos com fornecedores, pagamento de funcionários e outras despesas.

A fórmula a ser calculada é:

Patrimônio líquido = Ativo – Passivo

Mantenha o balanço patrimonial atualizado

Como gestor financeiro, a sua tarefa é manter o balanço em dia e atualizado. O ideal é atualizar a tabela mês a mês para não ter dor de cabeça.

Assim, o processo torna-se menos trabalhoso no final do ano. Imagine o controle que uma empresa de médio ou grande porte precisa ter para que todas essas informações estejam devidamente presentes em seu balanço patrimonial.

Se durante a elaboração do balanço você sentir que há algo errado com as finanças e precisar de ajuda, conte conosco. Conheça a nossa plataforma online. Nós ajudamos você a decidir e receber as melhores propostas de crédito para os negócios com poucos cliques e, nenhuma dor de cabeça.

Compartilhe: