Fluxo de caixa eficiente com 5 dicas

22 novembro 2013 / ABC do Financiamento / Comentários
fluxo de caixa

Fluxo de caixa eficiente com cinco dicas

Gerenciar corretamente a corrente de dinheiro no caixa de sua empresa é o segredo para garantir uma vida financeira saudável

O dinheiro é o comandante quando se trata de gestão financeira de uma empresa. A defasagem entre o tempo que você tem para pagar seus fornecedores e colaboradores, e o tempo que você tem para cobrar os seus clientes é problema para muitas empresas. E a solução para isso é o planejamento de fluência de caixa.

Na sua forma mais simples, a gestão de escoamento de caixa significa atrasar os gastos de dinheiro tanto quanto possível e tentar receber o mais rápido possível de seus clientes. Gerenciar o fluxo de dinheiro de caixa é fundamental para o sucesso ao longo prazo e a viabilidade de todos os negócios. Aqui selecionamos algumas dicas importantes para ajudar a sua empresa a gerenciar melhor o fluxo do dinheiro no caixa.

#1. Possua uma análise de risco minuciosa

A sua empresa precisa ter um minucioso critério para analisar o perfil de seus clientes.

É importante não apenas conhecer seu cliente, mas também conhecer a capacidade de seu cliente pagar pela compra. Para isso, criar uma política de análise de risco é fundamental. Saber quais são os critérios para que a sua empresa dê crédito para seus clientes, a política de financiamento interno e de parcelamento para seus clientes.

Em primeiro momento, incentive o pagamento à vista. Muitas empresas não dão crédito nas primeiras compras de seus clientes. É preciso um histórico de bons pagamentos para começar a liberar vendas parceladas. Depois do histórico positivo de seu cliente nos pagamentos à vista, aplique a política de análise de risco para futuras vendas parceladas. Caso seu cliente não se enquadre nas suas políticas de crédito, incentive a tomada de financiamento bancário para pagamento à vista de suas compras.

Se o negócio for grande demais, faça uma análise de crédito completa de seus clientes potenciais. Isso vai lhe dar segurança nas tomadas de decisão. Além disso, a sua empresa precisa estar atualizada com as formas de pagamento aceitas pelo mercado: gateways de pagamento para trabalhar com cartões de crédito, débito e, se possível linhas de crédito como Finame e cartão do BNDES.

Quanto maior o leque de opções de pagamento a sua empresa oferecer, maior as chances de seu cliente não precisar optar pelo seu parcelamento para os pagamentos.

#2. Gerencie seus credores

Da mesma maneira que a sua empresa tem políticas de crédito e análise de risco, seus fornecedores também tem políticas parecidas. Por esse motivo é sempre bom cultivar o melhor relacionamento possível com todos os fornecedores e tratá-los da mesma maneira que gostaria que os clientes tratassem a sua empresa.

Tenha um mapa de seus dividendos, sabendo quando e para quem cada conta é devida. Além disso, ficar atento a oportunidades de descontos para pagamentos adiantados pode garantir uma economia de dinheiro. Por outro lado, se você perceber que precisa de mais prazo para alguma fatura, comunique ao seu cliente. É melhor negociar prazos e multas antes das contas vencerem.

Saber negociar prazos e formas de pagamento pode ajudar a sua empresa a ter um fluxo do caixa mais saudável.

#3. Gerencie o seu estoque

O estoque é uma parte muito importante dentro de uma organização. Muitas vezes, investir em compras em uma época equivocada pode empatar o dinheiro e, com isso, prejudicar o fluxo de dinheiro no caixa de uma organização. Como gestor, a capacidade de gerenciar o estoque a favor do fluxo de capital do caixa é uma competência muito importante. Saber quanto comprar, aproveitar para comprar os produtos que mais vendem, dar saída ao que menos vendem e, se preciso vender pelo preço de custo um produto encalhado é uma ótima alternativa.

Além disso, é preciso aprender com o que dá certo ou errado. Não repetir compras de produtos com pouca saída e aproveitar para comprar produtos com mais giro é uma maneira inteligente de aumentar o caixa da organização.

Uma gestão eficiente de estoque pode possibilitar um fluxo do caixa maior e mais conforto para a gestão financeira da organização.

#4. Preveja seu fluxo de caixa anual

Considere os diferentes cenários: o que aconteceria se o seu maior cliente não pagar? Ou se as condições de pagamento aumentarem? Regularmente atualize os cenários e acompanhe o seu progresso para evitar surpresas. Faça conciliação bancária diariamente para verificar os pagamentos que entram e saem e ter todo o controle da saúde financeira do seu negócio. Fluxo de caixa.

É importante conseguir prever baixas de caixa, em épocas em que o movimento for menor, por conta da sazonalidade e estar pronto para as épocas de alta, como festas de final de ano, quando as pessoas e empresas estão mais propensas a comprar.

Conhecer as datas de seu mercado é muito importante. Prever as altas e baixas de caixa com base na sazonalidade vai trazer maior tranquilidade para a saúde financeira da organização.

#5. Pense em como você pode financiar seu capital de giro

Há muitas maneiras de gerir o seu dinheiro através de acordos de financiamento, incluindo:

  • Cartões de crédito: recomendado para ser usado no trabalho de gestão de capital em caso de emergência, se você precisar de dinheiro. Apenas certifique-se de pagar o saldo total todo mês para não tornar a sua fluência de caixa ainda pior. O crédito rotativo desse recurso pode prejudicar o seu negócio.
  • Descoberto bancário: flexível, fácil de implementar e barato no curto prazo, mas não é ideal como solução de longo prazo para a gestão de seu negócio, uma vez que as taxas de juros são mais altas do que um empréstimo bancário normal.
  • Empréstimos bancários: mais adequados quando o seu negócio está crescendo. O processo de aprovação pode ser maior mas, por outro lado, as taxas de juros são menores e, o prazo de pagamento maior. É uma maneira segura de injetar dinheiro na organização, seja para capital de giro, investimento para ampliação de filiais, ou para uma maior segurança financeira.
  • Leasing: o leasing permite que você compre novos equipamentos para o seu negócio sem qualquer desembolso inicial e muitas vantagens fiscais. Pode ser a solução adequada dependendo do momento da sua empresa.
  • Venda de recebíveis: é possível vender créditos não-performados da sua empresa ou recebíveis de longo prazo com um desconto no valor total da duplicata, assim você pode retirar o dinheiro no curto prazo e dar mais fôlego para a sua fluência de caixa.

Monitore a saúde de seu negócio

Uma política eficiente para manter a corrente de caixa saudável permite a certeza de que a organização está sendo bem administrada. Como gestor, o seu papel é ajudar a manter a linha da corrente de caixa, alinhando investimentos, credores, devedores e financiamentos que compõem o caixa da empresa. Somado a outras contribuições fiscais, folha de pagamento e demais despesas, o desafio do administrador é permitir que o fluxo do caixa dê conta de manter a empresa no verde, pronta para os próximos desafios.

Há muitas maneiras de garantir a saúde do fluxo de dinheiro no caixa de seu negócio, mas a maior parte se trata de uma boa comunicação com clientes, fornecedores e bancos. Se você perceber que o seu fluxo não está dentro dos padrões estabelecidos, use o nosso simulador para financiar o capital de giro com todos os bancos do mercado.

Em caso de dúvidas, fale conosco. Uma gestão eficiente de fluxo do dinheiro no caixa assegura o crescimento sustentável da sua empresa.

Por isto, caso você esteja em busca de financiamento, mas tem se deparado com dificuldades para encontrar a melhor opção, conheça a nossa plataforma online. Nós buscamos a melhor opção de crédito financiado para a sua empresa enquanto você cuida do seu negócio.

Compartilhe: