Antecipação de recebíveis Como otimizar juros

07 janeiro 2014 / Série Antecipação de Recebíveis / Comentários
Antecipação de recebíveis

Antecipação de recebíveis Como otimizar juros ao antecipar recebíveis

Você sabe se a modalidade de antecipação de recebíveis vale a pena para a sua empresa? Selecionamos algumas dicas para ajudar

Em suas atividades operacionais, as empresas vendem (produtos, mercadorias ou serviços) muitas vezes oferecendo prazos aos seus clientes.

Para tanto, são emitidas duplicatas, ou os cheques pré-datados como forma de pagamento. Hoje, podemos também antecipar o recebimento de cartões de crédito, o que muitas vezes, dependendo da operadora de cartões da sua empresa é feito na própria máquina.

Essas 3 modalidades são amplamente utilizadas respondendo por boa parte das transações comerciais realizadas.

O grande problema está na necessidade de capital de giro das empresas, obrigando-as a se utilizarem das antecipações desses recebíveis. Mas você sabe como realmente funcionam as antecipações de recebíveis?

Muitas vezes, as empresas têm necessidades iminentes de capital para arcar com seus compromissos e recorrem aos bancos para antecipar esses recebíveis, sejam em duplicatas, cheques pré-datados os operações de cartão de crédito.

Nesse processo, os bancos ficam com esses títulos e antecipam os valores às empresas, mediante à cobrança de determinada taxa de juros.

Evidentemente, ao banco interessa que os títulos sejam sempre antecipados. As instituições financeiras “vendem” dinheiro através das diferentes linhas de crédito oferecidas; esse é o seu produto.

O problema é que esse produto tem um custo, e é normalmente alto. Além do deságio (diferença entre o valor na data do vencimento e o valor dele na data presente), entram na conta as tarifas bancárias que variam sobremaneira de banco para banco.

Somando-se a isso, a taxa de deságio é medida de acordo com o risco e com o prazo de vencimento do título. Quanto mais longo, maior é a taxa. Quanto mais arriscado o título, maior é a taxa.

Apesar de terem custos elevados, as operações de desconto têm algumas vantagens que podem ser utilizadas a favor da empresa, como:

  • Reduzem ou evitam despesas de cobrança;
  • Facilitam e agilizam as operações de obtenção de recursos;
  • Auxiliam na avaliação de crédito aos clientes, uma vez que o banco só antecipa recursos provenientes com baixo risco.

Quando vale a pena antecipar os recebíveis?

Há certos perigos na antecipação de recebíveis. A taxa deve, impreterivelmente, ser menor do que a taxa das outras linhas de crédito que o empresário possuir.

Se isso não acontecer, a linha de crédito que tiver taxa menor passa a ser mais atraente e é melhor que como administrador, você comece a buscar por outras linhas mais vantajosas.

Observe qual o real valor de desconto na antecipação. Isso porque sobre este tipo de operação financeira incidirá IOF e possivelmente outras tarifas.

Para determinar quanto e que data antecipar, será muito importante montar uma projeção de fluxo de caixa para saber se o valor que está sendo antecipado fará ou não com que a empresa fique no vermelho no futuro.

Resolver a situação atual gerando um problema maior não seria uma boa ideia. Uma grande vantagem da antecipação, comparativamente com outras linhas de crédito, é que a empresa não está pegando algo emprestado de alguém, mas sim usando algo que já é da empresa, simplesmente antecipando datas e pagando por isso.

Por este motivo, as taxas de antecipação acabam sendo menores que alguns empréstimos disponíveis.

A antecipação de recebíveis não pode passar a ser algo recorrente numa empresa. Quando isso acontece, vale analisar o montante mensal que está sendo antecipando e buscar uma linha de crédito mais barata (com prazo estendido para pagamento).

Como qualquer outra linha de crédito, deve ser usada de forma planejada, senão pode virar um grande problema para o administrador.

Otimizando os juros na antecipação de recebíveis

Se você chegou à conclusão que a antecipação de recebíveis é o recurso certo de capital de giro que precisa, selecionamos algumas dicas para que você tire o melhor proveito e diminua os juros na transação.

  • Dê preferência para antecipar recebíveis de menor valor, pois o risco para a instituição financeira é menor, consequentemente a taxa de juros também será menor.
  • Dê preferência para antecipar recebíveis de menor prazo de vencimento, também por conta do risco menor e, consequentemente juros menores.
  • Dê preferência para antecipar recebíveis com os melhores sacados, uma vez que isso também diminui o risco para as instituições financeiras e, dessa maneira também os juros.
  • Pesquise bem as instituições financeiras com o qual a empresa irá antecipar os recebíveis. Cada instituição tem uma política específica para antecipação de recebíveis e, isso tem reflexo direto nos juros.
  • Dê preferência para cultivar um relacionamento com a instituição financeira em que você está antecipando os recebíveis. Com o tempo você terá vantagens e isenções nas transações.

Vantagens e perigos da antecipação e recebíveis

Hoje é possível adiantar não apenas os recebíveis como duplicatas e cheques, mas vendas feitas com cartão de crédito. Para cada modalidade existem bancos e operadoras com ofertas específicas de juros e descontos de acordo com o perfil da empresa, e de seus clientes.

Resumindo, não se deve enxergar a antecipação apenas pelo lado positivo, pois ela como toda operação incorre de riscos e alguns perigos.

Para começar, a taxa desse serviço deve ser menor do que a taxa de outras linhas de crédito. Fique atento ao desconto real da antecipação, saiba que sobre esse tipo de operação financeira acontecerá a incidência de IOF e outras tarifas.

Por outro lado, a grande vantagem dessa linha de crédito em comparação com as outras opções do mercado é que o empresário não está fazendo um empréstimo, mas sim usando o seu próprio capital.

Basicamente, se está antecipando datas e pagando para fazer isso, dessa forma as taxas de antecipação costumam ser bem menores que as de empréstimos. Caso contrário algo está errado com a operação de antecipação de recebíveis.

Se você perceber que os valores da antecipação de recebíveis não estão valem a pena, converse conosco e conheça a nossa plataforma online. Nós ajudamos você a decidir e receber as melhores propostas de crédito para os negócios com poucos cliques e, nenhuma dor de cabeça.

 
Compartilhe: