The Receivables Exchange e Intoo: Uma parceria possível

28 novembro 2013 / Notícias / Comentários
the receivables exchange

Bruno Maggi (Cofundador e CFO da Intoo) na NYSE Euronext

The Receivables Exchange e Intoo: Uma parceria possível

A Intoo visitou a bolsa de valores Nova-iorquina para conversar com executivos da New York Stock Exchange e The Receivables Exchange, empresa americana que administra o maior mercado de recebíveis do mundo.

The Receivables Exchange é um marketplace criado nos Estados Unidos para a compra e venda de recebíveis, entre empresas e instituições financeiras e investidores institucionais. A empresa foi nomeada como o e-commerce mais inovador no mundo em 2010 pelo The Wall Street Journal. Nela, as pequenas e médias empresas podem obter acesso a capital por meio de leilões de faturas para uma rede global de instituições financeiras e investidores institucionais que competem em comprar invoices (i.e., muito simular a nossa duplicata) por meio de um mercado em tempo real.

O modelo da empresa norte-americana guarda uma boa similaridade com o da Intoo. A Intoo é a solução para este tipo de problema desenvolvida especificamente para o mercado Latino-americano. Ao conectar empresas a uma comunidade de bancos, instituições financeiras e investidores institucionais que procuram comprar faturas e créditos futuros, a Intoo serve como uma opção contrária as fontes de financiamento tradicionais, onde pelo lado do vendedor é possível encontrar as ofertas mais competitivas para a venda de um recebível, enquanto pelo lado do investidor pode-se ter acesso a diversas opções de investimento de forma rápida e fácil.

O mercado de quase 7 milhões de PMEs no Brasil é muito significativo, porém a complexa legislação Brasileira obriga que os players conheçam a fundo as regras e a cultura de negócios no Brasil, afirma Bruno Maggi, cofundador e CFO da Intoo, que possui larga experiência em transações financeiras e um mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo. Ele acrescenta que “foi com esta intenção que fomos até Nova Iorque conversar com os responsáveis pela construção do mercado de recebíveis norte-americano, buscar informações e verificar o resultado do que pode ser feito pela Intoo no Brasil e países vizinhos. Pelo que foi conversado, sempre houve o interesse de entrar no mercado brasileiro, mas o mercado brasileiro é extremamente complexo”.

As conversas seguem num ritmo interessante e uma parceria estratégica no futuro não é descartada por nenhuma das duas empresas. Em setembro de 2011, a NYSE Euronext (Bolsa de valores Nova-iorquina) anunciou que adquiriu uma participação minoritária na The Receivables Exchange, e lançou uma estratégia conjunta para comercializar recebíveis de empresas, incluindo as empresas listadas na New York Stock Exchange. Agora, a ideia é aumentar ainda mais o mercado e abranger cada vez mais empresas de diferentes perfis.

Compartilhe: