Boleto cobrança Simples versus Cobrança registrada. Qual escolher?

30 dezembro 2014 / Finanças / Comentários

Boleto cobrança

Boleto cobrança Simples vs Cobrança registrada. Qual escolher?

Na hora de emitir boletos de cobrança, muitas empresas têm a mesma dúvida: qual tipo de boleto escolher. Aqui está a diferença

Na nossa economia moderna de hoje existem inúmeras formas para se fazer um pagamento. Sabemos que o cheque anda meio esquecido tanto pelos compradores quanto pelos vendedores, mas os cartões de crédito e débito, e o débito automático em conta ainda são, sem dúvidas, as formas mais utilizadas e preferidas do momento.

E os boletos bancários ainda são uma opção muito usada.

Eles são relativamente simples e podem acessar os clientes que não possuem cartão de crédito com limites mais altos além de serem muito utilizados por clientes que fazem compras online, e para as vendas de serviço são muito viáveis.

Mas na hora de uma empresa emitir um boleto cobrança, 2 opções são oferecidas: os boletos com cobranças registradas e os boletos de cobrança sem registro.

E é aí que surgem diversas dúvidas: qual é a melhor opção? Qual é a mais barata?

Abaixo vamos mostrar as características dessas 2 opções e tenho certeza de que no final desse artigo você não terá dúvida de qual será a melhor para você.

De um lado: cobrança registrada

Pontos fortes: a cobrança registrada se caracteriza por ter os dados do sacado (quem irá pagar o boleto cobrança) e seus dados.

Essas informações ficam contabilizadas no registro do banco e possuem características escolhidas, como nome do sacado, data de vencimento, valor, valor de juros por atraso etc.

Essas informações podem ser acessadas para que, se houver inadimplência, o banco possa gerenciar a cobrança prosseguir com o protesto do boleto.

Pontos fracos: a taxa paga por cada boleto emitido, independe que ele seja pago ou não.

Do outro lado: cobrança simples

Pontos fortes: a cobrança simples é nada mais que o boleto que não possui registro no banco, normalmente é gerado na hora da compra e se caracteriza por ser rápido e simples, e se houver desistência por parte de cliente, nenhuma taxa será paga ou emitida pra o cedente do boleto.

A taxa só é cobrada quando o cliente efetua o pagamento.

Pontos fracos: se houver inadimplência por parte do cliente, o banco não se responsabiliza pela cobrança e essa fica à cargo do cedente.

Para resumir o boleto cobrança simples é um boleto “pós-pago” e o registrado “pré-pago”.

Escolhendo o melhor tipo de cobrança

Para saber qual tipo de cobrança se encaixa melhor com sua empresa é preciso primeiro enxergar suas prioridades.

Se seu produto é online e o produto só for enviado após o pagamento ou se a emissão de boletos é muito grande, a cobrança simples será a melhor para você pois não será preciso pagar nenhum tipo de taxa por boleto emitido.

Se seu produto ou serviço possui uma alta taxa da inadimplência por parte de clientes e for de um valor mais alto, o boleto com cobrança registrada pode ser a melhor opção por garantir o protesto do mesmo, se sua empresa estiver disposta a garantir esse pagamento, pagar as taxas de forma adiantada pode ser bem mais seguro.

É preciso analisar as necessidades de sua empresa quanto aos boletos e qual é seu histórico de emissão de boletos e gestão de pagamentos.

Na hora de escolher, não deixe de consultar e conversar com o seu gerente. Ele pode ajudar você a entender as taxas de cada serviço, e dependendo da quantidade de boletos emitidos, conseguir vantagens para a sua empresa.

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Enrico Cardoso