Capital de Giro Caixa Conheça as linhas da Caixa Econômica Federal

16 janeiro 2014 / Série Capital de Giro / Comentários
Capital de Giro Caixa

Capital de Giro Caixa Conheça as linhas da Caixa Econômica Federal

Para dar continuidade à nossa série sobre as linhas de capital de giro dos principais bancos do Brasil, hoje abordaremos as opções fornecidas pela Caixa Econômica Federal, o maior banco público da América Latina.

Com opções de linha de crédito para o setor público, privado e economia mista, a CAIXA Econômica Federal disponibiliza empréstimos para micro, pequenas, médias e grandes empresas, além de amparar, também, o empreendedor individual que precisa aumentar o seu capital de giro. No banco, é possível contratar o serviço com ou sem destinação específica, liberação à vista ou parcelada, carência e prazos flexíveis, conforme linha de crédito indicada para o seu negócio. Para ajudá-lo a visualizar as possibilidades, confira as linhas de capital de giro fornecidas pela CAIXA.

Simulador

Antes de definir qual linha de Capital de Giro Caixa mais se adequa a necessidade de sua empresa, é possível projetar o valor gasto com o nosso Simulador Teórico de Capital de Giro. Você calcula facilmente o Custo Efetivo Total (CET) – a importância que a operação financeira irá de fato representar para seu negócio – de todos os bancos, comparando as taxas médias anual e mensal de cada banco. A conta das taxas e juros totais é feita com base na fórmula constante da regulamentação do Conselho Monetário Nacional. Confira o simulador neste link.

Crédito Especial CAIXA Empresa

Este financiamento é voltado para médias empresas que desejam aumentar seu capital de giro. O valor do empréstimo varia de acordo com a capacidade de pagamento de cada negócio e pode ser quitado em parcelas de 1 a 60 meses, com carência de até 6 meses. As parcelas são debitadas diretamente da conta da empresa e são calculadas com base na taxa média do CDI acrescida da taxa de juros calculadas pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). Para solicitar o empréstimo também é necessário ter o aval dos sócios ou dirigentes da empresa que assinam a Cédula de Crédito Bancário (CCB) para conseguir seu capital de giro caixa.

Conta Garantida CAIXA

Outra linha de financiamento destinada a médias empresas o Conta Garantida protege o fluxo de caixa dos negócios com dinheiro em conta-corrente. Os valores variam de acordo com o porte da empresa e podem ser quitados a qualquer momento com o Capital de Giro Caixa em conta. Os juros são pós fixados, calculados com base no valor total utilizado no período. A operação pé contratada por 1 ano e pode ser prorrogada pelo mesmo período. Para solicitar a Conta Garantida CAIXA é necessário ter o aval dos sócios ou dirigentes somados a mais uma garantia como caução ou alienação fiduciária de ativos.

BNDES Automático

Esta linha de crédito é destinada a empresas que contribuem com o desenvolvimento do Brasil e desejam obter capital de giro ou mesmo adquirir materiais como máquinas ou móveis. O BNDES Automático financia até R$ 20 milhões e o prazo de pagamento é negociado no ato da contratação. A Caixa oferece até 6 meses de carência para o início da quitação das parcelas que adotam o Sistema de Amortização Constante (SAC). Os encargos consistem em Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de até a 6% ao ano somadas a taxa de juros de até 6,5% a.a. Há incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e as empresas que desejam adquirir este crédito devem contar com o aval dos sócios ou dirigentes.

FINAME

Também destinada a empresas que promovem o desenvolvimento nacional, o FINAME por sua vez tem como pré-requisito o cadastro no CFI – Credenciamento de Fabricantes Informatizados do BNDES. A linha de crédito financia até 90% do valor de máquinas e equipamentos que podem ser pagos em até 60 meses. O montante do financiamento depende do porte da empresa, assim como o prazo de carência, que pode chegar em até 12 meses. O FINAME também adota o Sistema de Amortização Constante (SAC) e os encargos consistem em TJLP de 6% a.a. mais a taxa de juros de 6,5% a.a. e o IOF. Para solicitar o crédito também é necessário o aval dos sócios e a alienação fiduciária dos bens financiados.

PSI

O PSI por sua vez financia até 100% do valor de máquinas e equipamentos com índice de nacionalização igual ou superior a 60% e cadastrados no CFI – Credenciamento de Fabricantes Informatizados do BNDES. O montante do crédito varia de acordo com o porte da empresa e o pagamento pode ser feito em até 60 meses, com prazo de carência de 1 ano, dependendo do valor do bem adquirido. Para solicitar o financiamento as empresas precisam obrigatoriamente ter o aval dos sócios ou dirigentes e fazer a alienação fiduciária dos bens financiados. Os encargos integram o o Sistema de Amortização Constante (SAC) e são o IOF mais a taxa de juros – 3 a 4% a.a.

Desconto de Duplicatas

Esta opção de antecipação de recebíveis é voltada a empresas clientes da Caixa que atuam nos mais diversos setores, como indústria, comercio ou serviços. Os valores variam de acordo com o porte da empresa e o prazo do vencimento das duplicatas vai de 6 dias úteis a 150 dias corridos. O contrato é de 1 ano e os encargos consistem no IOF mais juros remuneratórios prefixados, determinados no ato da assinatura pelos principais sócios ou dirigentes da empresa.

Cheque Empresa CAIXA

Esta linha de crédito é voltada para todas as empresas correntistas da Caixa que desejam equilibrar o fluxo de caixa ou formar capital de giro. O mínimo do empréstimo é de R$ 800 que é depositado diretamente na conta da empresa. Os encargos consistem em IOF e juros prefixados, ambos calculados sobre o valor total utilizado no mês. O contrato é de até 1 ano e pode ser renovado de forma automática. Para solicitar o financiamento os sócios ou dirigentes devem assinar a Cédula de Crédito Bancário (CCB).

Como é possível observar a Caixa oferece diversas linhas de financiamento para seus clientes. Você já sabe qual é mais adequada para a demanda de sua empresa? Fale com a Intoo! Nós acreditamos no potencial de seu negócio. Consulte um de nossos analistas financeiros que ajudamos você a decidir qual a melhor linha de crédito atende a necessidade de capital de giro caixa para seu negócio.

Fonte: Fornecido pela própria instituição

Compartilhe: TwitterFacebookGoogle+LinkedInEmail