A métrica mais importante para mensurar seu fluxo de caixa

04 junho 2015 / Série Capital de Giro / Comentários

A métrica mais importante para mensurar seu fluxo de caixa

Como você controla o seu fluxo de caixa? Aqui está o que você precisa monitorar

A maioria das empresas, por falta de cuidados, caem em abismos financeiros por deslizes com problemas de recebíveis. Mas, quanto tempo você vai deixar seus problemas com recebíveis prejudicar o fluxo de caixa da sua empresa.

Os problemas nos recebíveis não apenas coloca a sua receita em perigo, e na verdade, reduz suas chances de receber aquelas contas que coloca a sua receita em risco.

A solução para isso é acelerar o ciclo de colete. Seu ciclo de coleta é o tempo médio que você leva, a partir do momento em que você tem dinheiro saindo (despesas) com o custo de mercadorias, até o momento em que você coleta a venda de produtos e serviços.

E é uma das métricas mais importantes para manter sob controle em sua empresa, se o fluxo de caixa estiver apertado, ou você estiver passando por um período de rápido crescimento.

Para um fabricante, seu ciclo de coleta começa quando você compra matérias-primas para produzir seus bens e continua até que quando, geralmente 3 a 4 meses mais, quando eles recebem pelos seus produtos.

Como você pode imaginar, nesse processo fica preso uma grande quantidade de dinheiro que poderia ser usado para fazer o negócio crescer.

Para uma empresa de serviço o seu tempo de coleta começa quando alguém de sua equipe começa a trabalhar em um projeto.

Assim, o seu custo de serviços incluiria o custo salariais diretos e quaisquer matérias que você precise para produzir a sua oferta de serviços. Seu ciclo de coleta só termina quando o cliente realmente paga pelo serviço.

Muitas vezes isso só acontece entre 30 a 90 dias desde que o trabalho começa.

Lembre-se que quanto maior esse ciclo, mais capital de giro você precisa para fazer o seu negócio funcionar, e mais lento você será capaz de crescer sem capital externo para financiar o crescimento.

Seu objetivo deve ser reduzir o ciclo da sua empresa ao máximo, da melhor maneira possível, que irá liberar capital de giro para fazer seu negócio crescer.

Aqui estão algumas dicas para fazer isso:

  1. Seja pago com antecedência: a melhor maneira de reduzir o seu ciclo de coleta é ser pago antecipadamente. Obter o pagamento antes de cumprir o seu serviço ajuda a eliminar problemas e custos adicionais.
  2. Receba no momento da entrega: peça o pagamento logo após a conclusão de seu trabalho ou no momento de entregar o produto para o seu cliente.
  3. Acelere seu ciclo de produção e entrega: se assumirmos que o seu negócio é pago em parte ou totalmente depois de ter produzido e entregue o seu produto, então quanto mais rápido você terminar esse ciclo, mais cedo você recebe o seu pagamento.
  4. Torne fácil de seus clientes pagarem você: aceitar cartões, PayPal e outras opções podem ajudar. Quanto mais fácil for para você receber os pagamentos, melhor eles serão.

Você está pronto para controlar melhor seus recebíveis? Siga essas dicas e tire o maior proveito possível de suas vendas.

Compartilhe: